sexta-feira, 13 de março de 2009

MATÉRIA ESPECIAL - A receita do hot-dog: pão, jornalismo, catchup e mostarda!

Existe uma máxima que diz qualquer coisa do tipo: jornalismo é como salsicha, se a pessoa soubesse como eles são feitos, não consumiria nenhum dos dois (risos). E para a ira dos meus amigos de formação, hoje eu vou revelar esse pequeno, desagradável, mas SUPERÚTIL “segredo” (ou apenas uma parte dele), contando uma historinha: Era uma vez...
Hoje eu acordei “superafim” de fazer um post para o blog, mas, por outro lado, sem muita inspiração ou tempo para escrever, escolher imagens ou fazer fotos. Queria me livrar rápido da tarefa, mas sem perder em qualidade. Daí, navegando na internet de bobeira, esbarrei um link que trazia uma matéria sobre quanto custa alguns serviços públicos para a cidade de Montréal. Não tive dúvida: “Vou chupar isso agora!”. Além do que, já estava tudo pronto, lindo e maravilhoso, bastava fazer o famoso CRTL+C – CRTL V e o trabalho estaria pronto. Esta meus amigos, é a clássica “chupada” como falamos nas redações de jornal, rádio, TV, internet, etc.

Engraçado que eu sempre fui uma pessoa muito certinha, mesmo sendo doidinho como meus amigos podem afirmar. Sabe como é, com pai militar a gente pelo menos tenta não mijar fora do pinico. Daí, era da infância, mesmo quando eu chupava alguma matéria, ou parte dela, eu sempre fazia questão de dizer no meio do meu texto que as informações vinham de tal site, que a apuração tinha sido feita pela equipe da Rede Globo, da Band, etc, etc. Ao menos ficava com a consciência mais tranqüila e dava nomes aos bois respeitando o trabalho feito por outro colega. Mesmo que a maioria não faça isso, chupa e pronto.

Neste caso, ainda estou tendo o trabalho de traduzir do francês, fazer uma boa edição ao meu estilo e, como sempre, informando as referências e os créditos das imagens, para mostrar que não estou “roubando” nada de ninguém e para quem quiser ir lá e ver o original, por favor.

Enfim, let’s GO!

Hoje, no SYMPATICO / MSN Finances (link abaixo), saiu uma matéria mostrando quanto alguns serviços públicos custam para a cidade de Montréal. Para aqueles que já estão por aqui, estão vindo ou as pessoas que gostam de acumular informação inútil para ter o que conversar numa mesa de bar, estes números podem ser bem interessantes.
(http://finances.sympatico.msn.ca/Financespersonnelles/Argent_pratique/Articles/gp_combien_coute5)
Lembrete, todos os valores são em dólares canadenses que está na casa dos R$ 1,81 a compra, e R$ 1,80 a venda. Cotação no fim do dia dessa quinta, dia 12/03.

TRANSPORTE EM COMUM
Para utilizar o sistema de transporte urbano (ônibus e metrô) em Montréal, você pode comprar um título mensal pelo valor de 68,50$ e andar até dizer chega. Sai bem mais barato que pagar 2,75$ por cada bilhete, que te dá direito a uma baldeação apenas. As autoridades reservaram para gastar com o sistema 31 milhões cada mês deste ano, o que dá uma fatura total de 372 milhões. Mas o lucro que é bom os espertinhos não informam. Ah! São 68 estações de metrô espalhadas em 71 km de trilhos, além de 192 linhas de ônibus em toda a ilha. (Crédito fotográfico: George S. Zimbel/Getty Images)

CICLOVIAS
Para ser um típico montrealense é preciso andar de bicicleta, mesmo no inverno, pois é muito mais cool e não polui o meio-ambiente! Por outro lado, eles “esquecem” de respeitar as regras de trânsito, colocando em perigo a própria vida, bem como a dos pedestres e dos motoristas. Ah! Que bobagem! Eles já estão salvando o planeta mesmo.

O governo local diz que investirá cerca de 9,4 milhões na criação de 80 km de vias reservadas aos ciclistas em 2009. Ainda, na primavera deste ano, será lançado o projeto Bixi, onde qualquer pessoa poderá alugar um das 3000 bicicletas públicas por auto-serviço, que estarão disponíveis em 300 estações espalhadas pela cidade. O custo de 5 doletas por dia é bem mais caro que o mesmo serviço em Paris, que sai por apenas 1,5$. (Crédito fotográfico: Rogerio Barbosa/AFP/Getty Images)
ESTRADAS
Tá pensando que é só no Brasil que tem buraco nas ruas e estradas? Aqui, principalmente no fim do inverno, é um festival. Por isso mesmo, as autoridades reservaram mais de 200 milhões para conservação e criação de novas vias e estradas neste ano. (Crédito fotográfico: David Boily/AFP/Getty Images)
ÁGUA
Como no Brasil, o povo daqui não tem muita preocupação em economizar e bem utilizar a água que sai na torneira de casa. 240 milhões serão destinados para reabilitação do sistema de águas e esgotos, bem como para as usinas que produzem água potável. Se somar os gastos infra-estruturais do sistema, a fatura sobe para mais de 350 milhões, ou seja, 210 “piasses” (dólares em francês québécois) por habitante. (Crédito fotográfico: Sean Gallup/Getty Images)

DÉNEIGEMENT
Ai gente desculpa! Mas não sei traduzir essa palavra que quer dizer a retira do acumulo de neve das ruas, risos. Enfim, de cada dólar que saíra da conta da prefeitura em 2009, 3,4 centavos serão para pagar essa MEGA-operação que nunca satisfaz a população local. Aqui em Montréal, pois em várias outras cidades eles desconhecem esse serviço, eles querem a rua limpa e sem um floco no chão, justo no momento seguinte que caiu mais de 10 cm de neve. No fim da história serão 260,5 milhões só com essa brincadeira. (Crédito fotográfico: Rogerio Barbosa/AFP/Getty Images)


LIXO
Enquanto várias cidades canadenses já começaram a colocar um limite na quantidade de lixo produzido por habitante, Montréal ainda está dormindo no ponto. Por ano a cidade gasta cerca de 110$ por habitante, o que dá o total de 180 milhões. Detalhe, a tal da reciclagem por aqui é uma utopia. O governo tem vários planos e iniciativas, além do que a população tenta participar, mas sem saber o que é verdadeiramente reciclável ou não. E outra, já foi constatado que a maior parte do que é coletado não é recuperado e os processos não são os mesmos nas diversas cidades do Québec. (Crédito fotográfico: Robert Laberge /AFP/Getty Images)
POLÍCIA
Uma coisa a gente pode dizer, Montréal é uma vila segura. Até hoje, olha que moramos no centro, rodeados por drogados e mendigos, nós nunca sentimos medo de andar pelas ruas, mesmo em Montréal Norte onde dizem que a barra é mais pesada. Também, a maior parte do orçamento da cidade vai para os sistemas de polícia, prevenção de incêndios e segurança civil: 890 milhões de dólares! Agora estão criando um esquadrão, uma “Tropa de Elite”, para combater as gangues de rua, as drogas e o crime-virtual. Uma coisa eu sei, beleza é pré-requisito para ser policial aqui, afffff Maria... como são bonitos os moços!!! (Crédito fotográfico: Phillip MacCallum/Getty Images)
BIBLIOTECAS
Eu já coloquei isso no blog uma vez: o povo daqui é viciado em leitura. Eles lêem o tempo todo. Mas também, existe uma grande rede de bibliotecas públicas na cidade, cujo acervo é compartilhado virtualmente. Se você quiser um livro que só tem na biblioteca do outro lado da cidade, sem problemas, ele virá até pertinho de você e estará disponível na biblioteca do seu bairro. O custo disso tudo, manutenção e melhoramento, 167 milhões. (Crédito fotográfico: Robert Laberge/AFP/Getty Images)
PISCINAS, RINGUES DE PATINAÇÃO E QUADRAS DE ESPORTE
Em Montréal só fica gordo quem quer, pois ninguém pode dizer que só dá para malhar em academia. Parques existem aos montes para fazer Cooper ou caminhadas. Piscinas públicas, quadras de esporte também. Para deixar tudo funcionando em ordem, 270 milhões devem dar para o gasto. (Crédito fotográfico: Al Bello/Getty Images)
URBANISMO
Toda essa lista só terá sentido dentro de um programa bem estruturado de urbanização e desenvolvimento econômico, para deixar a cidade de Montréal cada vez mais bela. Cerca de 180 milhões serão destinados em 2009 para reabilitação das principais artérias comerciais, proteção dos meios naturais e projetos de grande envergadura como a nova cara que eles querem dar para o Cartier des Spectacles. (Crédito: http://www.quartierdesspectacles.com/)

Voilá! Bom fim de semana para todo mundo.

Gilberto Evangelista

Ps. Galeria de fotos produzidas por CEP News (http://www.economicnews.ca/cepnews/home)

2 comentários:

* Serena * disse...

Sensacional essa matéria! Adorei, ótima para ter uma idéia do que é gasto, e com o que. Ótimo ver que eles priorizam coisas como segurança e lazer, e só tenho uma coisa a dizer.... Quero um policial desse pra mim!!!

Ah, o meme pegou vbocês!
Informações no meu blog =D

Beijos,

Dani

Anônimo disse...

adoreiii esse post!
realmente os policiais fazem parte da "paisagem turistica local"...rsrsrs
beijos
De-Montreal