sexta-feira, 6 de março de 2009

HOCKEY – Um esporte verdaGAYramente nacional

Quando eu era jornalista lááááá em Barbacena, risos, em Brasília, eu fazia reportagens, escrevia matérias sobre TODOS os assuntos: moda, gastronomia, política, saúde, educação, etc. Sempre achei legal ser repórter de ‘geral’, pois sempre ia para cada pauta com o espírito aberto e cheio de curiosidades, mas uma coisa eu tenho que admitir, esporte sempre foi um assunto complicado para mim. Não sei por quê. Só sei que era assim.

Então, para não ficar pagando mico, decidi fazer um texto sem compromisso sobre o Hockey, pois, se já não me virava bem dentro de casa, imagina falar de um dos pilares da sociedade Canadense/Québécois sem propriedade do assunto? Poderia cometer uma grande gafe, melhor evitar então.

Mas o que interessa nesse post é justamente ressaltar que, assim como o futebol para os brasileiros, o hockey é uma febre, uma doença, uma adoração, uma verdadeira instituição social. Instituição essa que até os gays participam.

Les Dragons de Montréal (http://www.montrealdragons.org/) é o nome da liga de hockey gay daqui onde os gays, seus amigos e SIMPATIZANTES se encontram “sur la glace” para praticar esse esporte que, para nós da América do Sul, é complicado de entender. O campeonato tem calendário similar ao da liga hétero, ou seja, começou em agosto passado e termina no final deste mês. Dia 27 é a grande final.

O que eu acho mais interessante ainda é reconhecer, mais uma vez, como a comunidade gay conquistou seu espaço na sociedade Canadense/Québécois. Depois da semana do orgulho, onde vimos todo tipo de associações, agremiações, grupos, sociedades relacionadas aos gays, agora chegou a vez do hockey chamar nossa atenção. Isso mostra que a igualdade pode ser experimentada por qualquer país, se a palavra respeito vier antes de tudo.

Além de algumas fotos roubadas do site da Liga, pois as que eu fiz na noite em que fui assistir a um jogo ficaram horrorosas, deixo para vocês três links de vídeos interessantes, mas aviso logo, que estão em francês somente.

O primeiro é bem curtinho, tem apenas dois minutos. É o vídeo de publicidade da emissão especial feita pelo programa Les Francs Tireurs, da Télé-Québec. Dá para ver imagens diversas, bem rapidinhas, inclusive do vestiário, hehehehehe: http://www.youtube.com/watch?v=G-JnFJotkkU.
O segundo link, claro, é da emissão inteira, pois eu ADORO esse programa: http://www.youtube.com/MontrealDragons. Quem quiser ver, não vai perder seu tempo, além do que, são apenas 20 minutinhos.

Agora, o terceiro e último link é do programa Bazzo.tv, também da Télé-Québec. É outro programa interessante daqui, mas que a gente só começa a gostar depois de dar uma chance e assistir um terceiro ou quarto programa, risos. Toda emissão tem o momento da crônica, onde um “negão” (negão carinhoso hein gente!), muito bom, que tem o dom da palavra, faz umas crônicas superinteligentes. Nessa emissão, Dany Laferrière (este é seu nome) fez uma muito boa sobre o hockey, onde ele critica de maneira ácida a adoração ao esporte. Quem quiser ir direto ao ponto é só avançar a emissão para bem pertinho do fim, antes do quiz que encerra o programa: http://video.telequebec.tv/?idVideo=1271.

No mais, é isso. Quem estiver por aqui é quiser curtir a grande final do dia 27, eu acho que será, como todos os outros jogos, acesso gratuito. O endereço e demais informações estão disponíveis no site da liga. Eu vou! Encontro vocês lá!

Bom fim de semana.
Gilberto Evangelista

2 comentários:

* Serena * disse...

A-DO-REI!!!!!
Ahaha deve ser uma coisa muito divertida. E totalmente inovadora, nunca vi nada sequer parecido no Brasil!

Bjus

Anônimo disse...

amoooooooooooo HOQUEI!!!
um espetaculo à parte é a torcida (vah conferir voce mesmo...rs)...e os jogadores!ja escolhi o meu favorito:
http://www.youtube.com/watch?v=t1gEVT18x_k
Maxim Lapierre é lindo demais ;-)
beijos
De-Montreal