segunda-feira, 19 de maio de 2008

Depois de um mês ...


Olá Pessoal! Dia dezesseis desse mês fez um mês que eu e o Gilberto desembarcamos nas terras distantes do Canadá.

Emocionalmente falando, nossa chegada foi difícil e turbulenta... a turbulência começou logo no embarque internacional de São Paulo, mas agora está tudo bem.

Antes de embarcarmos, em Guarulhos, tivemos a enorme surpresa de encontrar todos os meus irmãos, minha cunhada Débora e minha sobrinha Luisa assim como minha mãe, tia Hilda e respectivos namorados já nos aguardando no desembarque do vôo que vinha de Brasília. Estávamos cansados, pois não tínhamos dormido nadinha na noite anterior, mas foi um dia muito agradável no Shopping de Guarulhos.

O embarque foi muito legal, pois estávamos todos felizes, sem aquele clima de despedida, mas em um clima de fim de copa do mundo, só que quando o Brasil ganha, risos...

Voltando a parte do drama, ele começou ao adentrarmos a aeronave e ouvirmos os comissários de bordo da Air Canadá nos saudando em três línguas diferente, que bem conhecemos, mas de modo diferente do que estamos habituados a escutá-la. As três muito faladas e difundidas aqui em Montreal: Inglês CANADENSE, Frances CANADENSE, Português de PORTUGAL com sotaque fortíssimo, CANADENSE, claro, rs.. Mas tudo bem, a companhia aérea também é do Canadá.

Já em Montrél, depois da escolha certeira do hotel no village, da casa do romeno onde ficamos os primeiros dias (e estamos até hoje), e da procura intensa de um lugar só nosso, ficou um grande aprendizado. Aprendizado este que vamos tentar passar um pouquinho para vocês hoje. Tem uma coisa que eu sempre pergunto ao Gilberto: “Porque ninguém diz as coisas práticas nos blogs, as coisas do dia a dia ? Coisas que todo mundo precisa saber ao chegar aqui?” Ele sempre me diz que não sabe e que eu poderia fazer um post com essas coisas.

Então vamos lá...

CONTA BANCÁRIA
Para se abrir uma conta bancaria aqui é tudo muito simples. Você só precisa ter um endereço fixo, com comprovação, e seus papéis da imigração em mãos. Mas você acabou de chegar e não tem endereço fixo. Nesse caso a melhor opção é colocar como referência o endereço de um amigo do peito que já esteja aqui. Para alguns procedimentos bancários a coisa é quase imediata, outras não, por exemplo, levam cinco dias para chegar o cartão da conta, e mais uns 15 dias para o cartão de credito. Neste caso não dá para colocar futuro endereço que você ainda não tem, tampouco o do hotel em que esteja hospedado. Uma dica que podemos dar é que se você não tem amigos aqui aproveite esse veículo, a internet, e comece a fazê-los agora mesmo. Nós, por exemplo, temos o Fernando (fotos em outros posts), e podemos contar com grandes pessoas como Marcus (com o Gilberto) e Israel (comigo na foto abaixo), que já moram por aqui faz um tempo.




Voltando a historia do banco, o cartão da conta serve para você gerenciar as suas contas: cheque, epargne e outra que não me recordo o nome. Para fazer compras as com o cartão da conta, você usa o sistema INTERAC, tipo visa electron do Brasil. Quando você vai usá-lo, você precisa confirmar na maquininha do caixa se aquele é o valor da compra; depois o tipo de conta da qual você irá retirar o dinheiro para pagar e depois o NIP que é a sua senha. Mas nos restaurantes ainda tem opção do pagamento do “pour boire” que também é eletrônica . O “pour boire” é como se fosse o nosso dez por cento nos restaurantes mas aqui é de 15%. Detalhe, tudo o que for serviço tipo taxi, hotel e restaurante tem “por boire”, e é de bom tom sempre pagar, pois os prestadores de serviço pagam imposto sobre esse valor mesmo que o cliente não pague.

CARTÃO DE CRÉDITO
Para ter um cartão de credito, como você é imigrante e não tem um histórico financeiro no Canadá, você deverá fazer um depósito congelado por um ano na conta da operadora do cartão, as mesmas que temos ai no Brasil , do valor que você deseja ter de crédito, mil ,dois mil, três mil... Com a gente aconteceu assim, outras pessoas podem ter tido outras experiências.


Como no Brasil cada tipo de cartão oferece produtos e benefícios, assim como tentam te enfiar seguros e etc. Para escolher o tipo de cartão existem várias opções. Opção milhagem, gasolina, 1 ponto por dólar comprado , dois pontos por dólar, quer dizer: A VOTRE CHOIS. Na prática, na hora do consumo, o modus operendis é o mesmo do mesmo do Brasil, mas o tal “pour boire” você adiciona na hora de assinar, com o próprio punho e não eletronicamente como no interac. Atenção!
Aqui como a economia é muito estável a opção de pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito é real. Você realmente paga parte da fatura e não somente o juro mensal. O juro anual do cartão de credito aqui é de 19.5 %, e o deposito glacé que você fez para garantir o crédito rende 2% ao ano. Mas por aqui todos os tipos de investimentos têm mais ou menos essa mesma cifra de rendimento anual, 2%.

ALGUEL DO APARTAMENTO.
Como tudo por aqui, para alugar um apartamento você vai precisar marcar um “rendez-vous”, que traduzindo significa REUNIÃO. Para ver o apartamento, um rendez-vous, para levar sua proposta de crédito, outro, para abrir uma conta bancária mais um e por aí vai. (Acho que isso faz parte da politesse, ai no Brasil acho que chamamos de burocracia,rs.)

Para alugar nosso apartamento tivemos que marcar vários rendez-vous e olhar muito bagaço de “logement”. O preço dos apartamentos de 3 e meio aqui em Montréal varia entre 520 à 900 dolares canadenses. ( No fim da história esse lance de dois e meio, três e meio ou qualquer outra coisa e meio, tem a ver mas não só, com o numero de quartos, sala, cozinha e banheiros, mas sim com o numeros de pessoas que habitariam confortavelmente no apartamento.)
Atenção de novo! Na proposta de aluguel do apartamento devem constar suas contas bancárias ativas, até alguma do Brasil que você tenha mantido aberta, e o contato do seu gerente para dar explicações ao pessoal da imobiliária a respeito da sua situação financeira. (Um detalhe: aqui o gerente de banco tem tanta moral, que ele pode até reconhecer firma dos clientes ou atestar a veracidade de documentos fotocopiados.)

Depois de entregar a proposta, que aqui se chama “application”, você aguarda um novo rendez-vous ,esse por telefone, para te dizerem se seu cadastro foi aprovado e se você deverá fazer um deposito de 1 ou 2 meses de aluguel, adiantado,geralmente os dois últimos. Depois dessa ligação irão marcar um novo rendez-vous para você assinar o Bail ( Em inglês se diz beil, mas em québecois se diz baí), que é o contrato de locação daqui. Invariavelmente ele é assinado para a data de 01 de junho do ano corrente, até um ano após. Depois, você ainda vai ter um outro rendez-vous para pegar o mesmo assinado pelo proprietário.
Agora pasmem ... todos esses rendez-vous que falamos são efetuados com o consiérge, que é tipo síndico e zelador do prédio. A única exceção é o rdv do telefone, esse é com o administrador do imóvel. O pagamento dos meses do aluguel você faz diretamente como consiérge também.

Como isso aqui já ta ficando muito extenso vou contar logo que assinamos o nosso Bail na sexta passada, e nessa sexta o consiérge Guillaume me ligou dizendo que era para buscarmos os papéis no sábado.

Detalhe, não tivemos que pagar os depósitos dos meses de aluguel e estaremos no nosso apartamento no dia 1 de junho de 2008.


AH! ESTAVA ESQUECENDO DE DIZER... NOSSO AP FICA NA RUA SAINT-CATHERINE, VILLAGE GAY, EM CIMA DA SAUNA OASIS. NO PRÉDIO TEM TERRAÇO E PISCINA, SE VOCES QUISEREM VER A LOCALIZAÇÃO É SÓ ENTRAR NO: http://maps.google.ca/ .
Daí é só entrar com o código postal H2L4R9 no espaço e apertar o botão de rechercher ou busca . Acompanhe a setinha verde... ela vai ficar bem ao lado do nosso prédio, é o da esquina que tem uma piscina no terraço... risos.. podem ficar com inveja, é um dos endereços mais tcham de Montréal.

Grande abraço e até mais.Daqui uns dias faremos um post sobre o sistema de transporte o transito em Montréal. Beijos, beijos.

Ps.: O Gilberto já arranjou emprego... está trabalhando como aide-cuisinier (ajudante de cozinha) em um restaurante chic no Centre-Ville, desde à última quinta (dia 15 de maio), mas contamos isso depois.

2 comentários:

Chrisfried disse...

Parabéns, pelo aniversário de um mês!
As dicas estão ótimas, Re. com certeza vai ajudar muita gente que está chegando.
E parabéns, pelo emprego Gilberto.
Bjos
Chris

Manu disse...

Vcs estao chiques no úrtimo mesmo, hein? Um mês de vida canadense, apto novo chique, emprego novo chique. ;)
Por acaso esse apto de vcs fica perto do bar/restaurante Club Sanduich? ADORO, vivo lá! =)
Bjo grande.