domingo, 8 de junho de 2008

Ói Nóis Aqui Traveis!!!!!

Adoniran Barbosa, licença para usar suas palavras e só assim voltarmos às páginas desse diário virtual com um pouco de graça. Antes de mais nada, desculpa, desculpa, desculpa o sumiço. Não foi de propósito. Na verdade, eu e o Renato, temos corrido muito por aqui e isso nos deixa feliz, afinal, significa que de uma maneira ou de outra as coisas estão se encaminhando para nós.

Como ele já havia dito em postagem anterior, antes mesmo de completar um mês por aqui, eu já estava trabalhando, em um restaurante bacana, na parte anglófona de Montréal (veja fotos e link abaixo, inclusive da cozinha onde eu preparava as saladas e sobremesas da casa - Westein & Gavino's).


http://www.wiensteinandgavinos.com/

Diga-se de passagem, o fato do restaurante ficar na parte anglófona da cidade foi o motivo que fez com que eu largasse esse emprego, no sábado da semana passada, mesmo a contragosto do chef da casa, o Jean Pierre. Infelizmente, meu inglês ainda não está no nível de me virar o tempo todo só em inglês, e como em meus planos estudar esse idioma será um pouco mais tarde, preferi assumir a fraqueza e pedir pra sair.

O mais engraçado é que o Jean Pierre insistiu para eu ficar, e até ofereceu um aumentinho, mas realmente não era essa a questão. Fiquei feliz com o acontecido, pois mostra que meus três anos de Restaurante Alice em Brasília, ainda vivem dentro de mim. Obrigado Alice, por tudo.

Bem, continuando, o lado bom da história é que nessa quarta-feira passada, dia, 4, apenas 4 dias depois de sair de um emprego, já consegui outro. Gente, essa cidade é muito carente de mão de obra na área de gastronomia, em várias outras também, mas como esse é o mitiê que eu escolhi nesse grande projeto de mudança de vida que eu e Renato decidimos fazer, voilá, é dele que eu falo. Agora estou em uma rede de pizzaria bem "jolie". Infelizmente não tenho foto, mas segue a logo do estabelecimento e link.

http://www.lapiazzetta.ca/site.htm

Ah! Tem outra coisa magnífica nessa mudança: a Piazzeta fica do ladinho da minha casa, na St. Catherine e o melhor, todo mundo lá fala francês. Eita nóis!!!! É agora que esse danado sotaque quebecois vai entrar na minha cabeça. risos....

Bom, para o Renato, as coisas também estão acontecendo, ele está aguardando a resposta sobre a aplicação de um mestrado na Universidade de Montréal, e continua estudando francês. Estamos na mesma escola, o Centro São Luís, pertinho da estação Montréal, na rua Drolet. O bom de ser imigrante legal é que esse curso é oferecido pelo Governo, sem auxílio da bolsa, claro, mas por outro lado não temos que pagar como qualquer turista ou estudante teria. Detalhe, o custo por módulo de dois meses é nada menos do que 1000 dólares. Táááááá!

Inclusive, quero aproveitar esse post para fazer um alerta... GENTE, quem tá pensando em vir para Montréal, ATENÇÃO, o inglês é determinante na hora de conseguir um bom emprego. Aumenta MUITO as opções disponíveis, bem como o nível salarial que você pode conseguir. Isso não quer dizer que não existam opções para quem fala só francês, muito pelo contrário, olha o meu caso. O grande lance é que nem todo mundo pode se dar à esse "luxo", vamos dizer assim. Tem áreas que não tem essa flexibilidade. E se tem uma outra coisa que eu não posso deixar de falar é: todo esforço para aprender o francês é pouco. Aqui sem ele você não é nada mesmo. Não tem jeito, você pode estudar, estudar, estudar, mas é a vivência aqui e a continuidade dos estudos que vão te dar segurança e liberdade no uso correto do francês.... mas eu ainda vou fazer um post especial sobre esse assunto, como já prometi antes. Estou só esperando meu querido amigo LUCIANO, sabe Emanuel, me mandar duas fotinhas que eu pedi para ele.

Enquanto isso, fica um superbeijo pra todo mundo e vamos roubar um tempinho semana que vem para poder atualizar o blog ao menos uma vez por semana. ainda mais agora que o mundo virtual perdeu a atualização constante dos queridos Franklin e Amanda no http://franklineamanda.blogspot.com/. Mas, PAS GRAVE! Cada um sabe quando e como fazer a vida acontecer. Fica um abração em especial para os dois. Inté.

Gilberto e Renato.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi to acompanhando vcs aqui de USA, torcendo que tudo transcorra bem...bjs

Franklin e Amanda disse...

oi amigossss... pena q nao deu pra gente se conhecer, mas como vc mesmo disse.. c'est pas grave!!! nao faltarao oportunidades...
bjos e obrigada pelo carinho