quinta-feira, 10 de abril de 2008

INFORMAÇÃO – A BASE PARA TUDO!

Salve, salve! Salut, salut! Olá amigos do Nós2emQuébec, hoje quem tecla para vocês sou eu, Gilberto Evangelista. Nós estamos a apenas 5, na verdade 4 dias de nosso embarque para Montréal. Para aqueles que já passaram por essa situação, sabem o que estamos vivendo. Nossa casa parece um campo de guerra, um monte de coisas espalhadas por todos os cômodos, armários esvaziados, malas e caixas prontas para serem preenchidas.... MAS, mesmo em meio a esse caos, nos sentimos na obrigação de dedicar algumas palavras para vocês. Afinal, já estamos com uma semana do lançamento oficial do blog e não podemos deixá-lo desabastecido.
O engraçado é que esse post já estava pronto na minha cabeça há muito tempo... então, vamos a ele: Informação, a base para tudo!
Desde o início de nossa trajetória, os sites oficiais do processo, tanto provincial (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.asp), quanto federal (http://www.canadainternational.gc.ca/brazil/index.aspx?lang=pt) foram e continuam sendo nossa primeira fonte, a mais segura e a mais confiável. Mas, como bons “consumidores” que somos, nós sabemos o valor que a boa propaganda boca-a-boca tem. Por isso, gostaria de encurtar a conversar para dizer: sim, a segunda melhor fonte de informações sobre essa doida aventura, que é imigrar para o Canadá (QUÉBEC) são os blogs, que estão aí à disposição, a todo momento, para quem quiser e precisar deles.
Entre aqueles que acessamos freqüentemente vamos listar os 10 que são, como vamos dizer, TOP OF MIND... risos... aproveitamos para fazer um breve comentário sobre cada um e recomendamos que entrem e façam suas próprias avaliações.
1 – RUMO AO SONHO – (http://patrickevaleria.blog.com/) É o blog do Patrick e da Valéria. Eles estão em Montréal e são conhecidos por, entre outros motivos, participarem do programa J’ADOPTE UM PAYS, da RCI Canadá. Mas resumir a qualidade do blog deles a esse quesito é sacanagem, trata-se de um sítio supercompleto, tem de tudo, vários links, reúne informações preciosas. É quase uma voz oficial sobre um processo de imigração.
2 – COMUNIDADE BRASIL QUÉBEC – (http://www.brasilquebec.com/brasilquebec/) É o ponto de encontro daqueles que estão em qualquer fase do processo. Lá você pode encontrar toda e qualquer informação sobre as diversas fases do projeto de imigração, bem como participar de fóruns de discussões e tal. Mas cuidado para não ficar pilhado com o exagero que uma ou outra pessoa faz, deixando aquela sensação de terrorismo no ar nesses espaços... risos.
3 – FRANKLIN E AMANDA – VILLE DU QUÉBEC – (http://franklineamanda.blogspot.com/) Eu, particularmente, adoro este blog. O jeito como a Amanda posta as notícias e impressões que ela e seu maridão (ambos cuiabanos) vivenciam é tão simples e direto, que você se sente morando e vivendo, junto com eles, o dia-a-dia na Capitale Nationale. Ela é uma Queridona!
4 – BHZ QUÉBEC – (http://bhzquebec.blogspot.com/) – Nossos amigos mineiros de BELZONTE também mandam superbem na arte de seduzir aqueles que acreditam que a Quatrocentona Ville du Québec pode ser ÓTIMA idéia para se viver, além de Montreal.
5 – TIRANDO O SAPATO – (http://tirandoosapato.blogspot.com/) Para quem gosta de ler um texto bem escrito sobre cotidiano urbano, não deve se furtar em navegar e se deliciar com a verve da Keiko, a autora deste blog. Ela tem a pegada que me prende, pois sabe dosar corretamente o humor em meio às palavras, fazendo a leitura correr solta. Detalhe, ela faz isso muito melhor que aquela menina do livro Melancia... livro que um monte de gente leu e adorou. Eu detestei!
6 – CHUCHUS CONGELADOS – (http://junocanada.blogspot.com/) Vou resumir de forma direta e reta: é minha amiga virtual de Brasília, que casou agora e esta morando em Goiânia com o maridão. Como um monte de gente, ela está divida entre as certezas e dúvidas que essa mudança de vida pode acarretar para todos nós.
7 – QUÉBEC, LÁ VOU EU! – (http://quebeclavoueu.blogspot.com/) O Fábio, amigo de Cuiabá de Amanda e Franklin, traz MUITAS informações práticas em seu blog. Vale a pena conferir como ele vem se virando no cotidiano de Montréal.
8 – BRASÍLIA @ CANADÁ – (http://brasiliacanada.blogspot.com/) Essa família brasiliense, aqui da minha terra sabe, acabou de chegar em Gatineau. O Alexandre, responsável pela maioria dos posts, tem um jeito bacana de passar as informações. Além do que, serve também como referência para aqueles que querem pensar em outras opções que não sejam apenas Montreal e Ville du Québec na hora de se estabelecer na província.
9 – TOUT DE BIEN! – (http://www.toutdebien.blogspot.com/) Site de outros dois conterrâneos meus, a Manu e o Alexandre. Ela, assim como a Keiko, manda muito bem na escrita e vai surpreender aqueles que buscam informações, mas não abrem mão de coerência e coesão. Ela consegue expressar muito bem seus sentimentos e contagiar até quem ainda não chegou na América do Norte.
10 – NÓS 2 EM QUÉBEC – (http://nos2emquebec.blogspot.com/) Vocês acham que eu vou perder a chance de puxar a brasa para a nossa sardinha???? Risos, ainda estamos nascendo, mas esperamos ser, muito em breve, uma das boas fontes de informação sobre Québec, Canadá, Imigração, Cotidiano e um montão de outras coisas. Grande Abraço a todos!

7 comentários:

* Serena * disse...

Já que os "não gays" são bem vindos aqui também, resolvi dar uma passada por aqui..rs

Poxa, quer dizer que um de vocês é de Beraba, é?rs A família quase inteira da minha mãe é de lá, e eu vou pra lá no mínimo 3 vezes por ano...

Nos blogs ali citados, entro em quase todos!Rs O legal é o ponto de vista de cada um, e a experiencia que cada um vive/viveu também. E é isso que eu acho mais fascinante num blog!

Já estou add vocês no nosso blog...

Beijos e bon voyage (afinal, tá chegando!!!)

Dani

Franklin e Amanda disse...

Oi gentemm...
Gilberto, adorei o post, rsrs.. principalmente aquela parte onde vc citou o nosso blog, kkkkkk... Sabe que vc até me motivou, acho q esse fim de semana vou postar alguma coisa..
Bem, quero desejar a voces toda Sorte do mundo... e logo logo vamos comemorar aqui em Québec tomando um bom vinho...
bjossssss e até logo!

Manu disse...

Eita, que chique, olha nossos nomes ali! hihihi Só que o link do blog foi errado! Corrige lá: www.toutdebien.blogspot.com hihihi
Quandpo chegarem aqui, mandem email pra gte combinar de se encontrar!! Bonne chance e força nas despedidas, pq depois é só festa!!

Manu disse...

Esqueci de dizer: eu tb nao gostei do Melancia... Nem do Sushi... Comecei a ler o Casório e parei no meio... Achava que era a única a não gostar!!! rs...

Olhares e Lentes disse...

Que honra! Obrigada pela citação do nosso blog!
Gostaria de aproveitar e parabenizar pela coragem e perseverança de vocês!
Muita sorte por aque e aproveitem os últimos dias aí!
Quando chegarem, entrem em contato conosco!
Teremos prazer em ajudar no que pudermos!
Abraço grande!
Valéria Piceda

Luiz e Dani disse...

Vcs já estão chegando! Que rápido, Imagino toda a ansiedade e a correria para colocar as coisas em ordem. Aproveitem tudo desse momento. Aqui o tempo promete colaborar com a chegada de vcs, o frio está indo embora e o sol vai aparecer toda a semana.
Bjos e sucesso para vcs.
Dani

Panda disse...

Oi pessoal,

que bom que vcs gostam do nosso blog.
Espero que tudo dê muito certo para vcs nesta nova vida aqui no Québec.

abraços,

Alê