quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

“BOEMIA, AQUI ME TENS DE REGRESSO...

... E suplicante te peço a minha nova inscrição”. Muita gente no Brasil, mesmo aqueles que não tiveram pais fãs do Nelson Gonçalves – assim como eu (Gilberto), conhece ou já ouviu essa música ao menos uma vez na vida. Mesmo não sendo uma composição do Nelson, mas sim de Adelino Moreira, ela ficou imortalizada pela sua bela voz que, querendo ou não, temos todos que admitir: é bonita.

Enfim, risos, eu fico aqui imaginando a cara de vocês pensando o que uma música do século passado tem a ver com um blog cujos temas são Montréal, imigração, homossexualidade, imigração, etc. Pois eu já respondo logo: TUDO A VER!!! Pois enquanto o Brasil começa a esfriar os ânimos depois da intensa maratona carnavalesca, onde muitos boêmios se jogaram no mínimo durante 3 noites a fio, chegou a vez de Montréal “esquentar” a vida cultural de sua população.

Depois do Carnaval de Inverno de Québec, que terminou após duas semanas de atrações invernais, no último dia 15, a grande atração cultural e turística oferecida aos québécois, residentes e turistas é sexta edição da Nuit Blanche à Montréal. RESSALVA: não fizemos um post nem nada sobre o Carnaval de Québec, pois não pudemos ir mesmo, aí ficaria sem graça. Né? Mas agora a Nuit Blanche não deixaremos passar em branco de jeito nenhum, kkkkkk... Entederam a piada? Blanche, passar em branco? Kkkkk... Eu sei, foi sem graça mesmo...

Enfim, a tal Nuit Blanche é um mega-evento esperado com grande ansiedade por muita gente por aqui. Durante a noite e madrugada de 28 de fevereiro para primeiro de março, 165 atividades culturais, em sua grande maioria gratuita ou em preços ridículos de baratos, estarão disponíveis: teatro, espetáculos de dança, shows musicais, exposições, atividades de inverno como patinação, escorregador de gelo, etc. O evento acontece dentro de um outro maior ainda, Le Festival Montréal em Lumière, que já está na sua décima edição. São dois fins de semana, de quinta a domingo, com atividades diversas, mas onde a luz, iluminação de edifícios e fogos de artifícios, ganha os espaços do Velho-Porto e adjacências.

Gente, eu fiz questão de fazer este post para mostrar aos amigos e pessoas que pensam em imigrar para cá que o inverno não é um grande empecilho, muito pelo contrário. Mesmo que a previsão para a noite do dia 28 seja de 9 graus abaixo de zero, somente no ano passado foram mais de 200 mil pessoas que aproveitaram a ocasião para sair de casa. E o grande lance é que tem atividade para todos os gostos e idades, como vocês podes ver neste link: http://www.montrealenlumiere.com/accueil_fr.aspx. Mas o realease com o resumão das atividades é neste aqui ó: http://nouvelles.equipespectra.ca/blog/?p=429&langswitch_lang=fr. Desculpa galera, mas o site está disponível somente em francês e inglês, mas já é alguma coisa.


Outro detalhe bacana é que até a companhia de transportes urbanos daqui, a STM, entra na bagunça e oferece ônibus e mêtro de graça ligando as principais atividades espalhadas em quarteirões que são distantes uns dos outros: Place des Arts, Vieux Montréal, Ville-Marie, Plateau, Maisonneuve, Parc Jean-Drapeau. Para aqueles que não gostam de modo algum de passar frio, tem uma grande oferta de atividades também no circuito subterrâneo, ou seja, não precisa nem colocar o narizinho do lado de fora.


O engraçado é que eu passei esses dias de Carnaval no Brasil lembrando de uma situação que vivi nos últimos anos por aí. Quando eu trabalhava em redação, ou assessoria de imprensa, sempre tinha aquela dificuldade de fazer ou oferecer aos jornais matérias que chamassem atenção do leitor depois da overdose do Carnaval. Espero que vocês, nesta quarta, “quinta”, ou “segunda-feira de cinzas”, possam curtir este post com este sentimento, uma informação interessante, que mostra um bom retrato social da nossa nova cidade. Para ajudar aumentar o interesse, anexo mais este link http://www.montrealenlumiere.com/galeries/2008/images_fr.aspx. Lá vocês terão algumas fotos em 360 graus, que mostram a massa de gente na rua aproveitando a festa.

Ah! Uma última informação, pois informação nunca é demais mesmo... Na verdade, a iniciativa não é típica daqui, ela é de origem Parisiense e a idéia se espalhou rapidamente pelo mundo. No ano passado teve Nuit Blanche em Madri, Miami, Bucareste, Montréal, Chicago, Toronto, Gaza, Belém, Ramallah, Jérusalem, Santa Mônica, Paris, Bruxelas, Riga, La Vallete, etc. Busquei a informação de quais cidades terão esse ano e não achei, mas eu sei que Montréal é a primeira entre outras quinze cidades no mundo onde os boêmios não se intimidarão com as baixas temperaturas para curtir a vida.

Boa semana para todos vocês.

Gilberto Evangelista

4 comentários:

Anônimo disse...

ola meus queridos...
to aqui de novo!
ano passado...foi minha 1a vez na Nuit Blanche!AMEIIIIIIIIIIIII
e este ano estarei la de novo...nao vou deixar passar em branco, ne?rsrsrs...aproveitando a piada do Gilberto ;-)
beijo p vcs
De-Montreal

Anônimo disse...

Já que você gosta de informação (rsss). Em Sampa também tem a Virada Cultural que foi inspirada na Nuit Blanche.

Bjs
Kátia

Anônimo disse...

Olá meninos,

O carnaval aqui foi maravilhoso, Galo da Madrugada, Recife Antigo, Olinda, frevo, maracatu, côco de roda, enfim, um carnaval multicultural.

As fotos estão no orkut, depois dão uma olhadinha.

Daqui 15 dias estaremos recebendo a ilustre visita da Dirce, Sr. Adilson, Ju e Giovanni, agora só faltam vcs!

Beijos

Sini e Lauro

Anônimo disse...

O bafon que eu vou curtir qd chegar vai ser melhor que essse??
ahuahuahauah....Brincadeira, gostei desse Nuit Blanche aí!!!
Beijos e manda mais noticias de Montral!!