segunda-feira, 19 de maio de 2008

Depois de um mês ...


Olá Pessoal! Dia dezesseis desse mês fez um mês que eu e o Gilberto desembarcamos nas terras distantes do Canadá.

Emocionalmente falando, nossa chegada foi difícil e turbulenta... a turbulência começou logo no embarque internacional de São Paulo, mas agora está tudo bem.

Antes de embarcarmos, em Guarulhos, tivemos a enorme surpresa de encontrar todos os meus irmãos, minha cunhada Débora e minha sobrinha Luisa assim como minha mãe, tia Hilda e respectivos namorados já nos aguardando no desembarque do vôo que vinha de Brasília. Estávamos cansados, pois não tínhamos dormido nadinha na noite anterior, mas foi um dia muito agradável no Shopping de Guarulhos.

O embarque foi muito legal, pois estávamos todos felizes, sem aquele clima de despedida, mas em um clima de fim de copa do mundo, só que quando o Brasil ganha, risos...

Voltando a parte do drama, ele começou ao adentrarmos a aeronave e ouvirmos os comissários de bordo da Air Canadá nos saudando em três línguas diferente, que bem conhecemos, mas de modo diferente do que estamos habituados a escutá-la. As três muito faladas e difundidas aqui em Montreal: Inglês CANADENSE, Frances CANADENSE, Português de PORTUGAL com sotaque fortíssimo, CANADENSE, claro, rs.. Mas tudo bem, a companhia aérea também é do Canadá.

Já em Montrél, depois da escolha certeira do hotel no village, da casa do romeno onde ficamos os primeiros dias (e estamos até hoje), e da procura intensa de um lugar só nosso, ficou um grande aprendizado. Aprendizado este que vamos tentar passar um pouquinho para vocês hoje. Tem uma coisa que eu sempre pergunto ao Gilberto: “Porque ninguém diz as coisas práticas nos blogs, as coisas do dia a dia ? Coisas que todo mundo precisa saber ao chegar aqui?” Ele sempre me diz que não sabe e que eu poderia fazer um post com essas coisas.

Então vamos lá...

CONTA BANCÁRIA
Para se abrir uma conta bancaria aqui é tudo muito simples. Você só precisa ter um endereço fixo, com comprovação, e seus papéis da imigração em mãos. Mas você acabou de chegar e não tem endereço fixo. Nesse caso a melhor opção é colocar como referência o endereço de um amigo do peito que já esteja aqui. Para alguns procedimentos bancários a coisa é quase imediata, outras não, por exemplo, levam cinco dias para chegar o cartão da conta, e mais uns 15 dias para o cartão de credito. Neste caso não dá para colocar futuro endereço que você ainda não tem, tampouco o do hotel em que esteja hospedado. Uma dica que podemos dar é que se você não tem amigos aqui aproveite esse veículo, a internet, e comece a fazê-los agora mesmo. Nós, por exemplo, temos o Fernando (fotos em outros posts), e podemos contar com grandes pessoas como Marcus (com o Gilberto) e Israel (comigo na foto abaixo), que já moram por aqui faz um tempo.




Voltando a historia do banco, o cartão da conta serve para você gerenciar as suas contas: cheque, epargne e outra que não me recordo o nome. Para fazer compras as com o cartão da conta, você usa o sistema INTERAC, tipo visa electron do Brasil. Quando você vai usá-lo, você precisa confirmar na maquininha do caixa se aquele é o valor da compra; depois o tipo de conta da qual você irá retirar o dinheiro para pagar e depois o NIP que é a sua senha. Mas nos restaurantes ainda tem opção do pagamento do “pour boire” que também é eletrônica . O “pour boire” é como se fosse o nosso dez por cento nos restaurantes mas aqui é de 15%. Detalhe, tudo o que for serviço tipo taxi, hotel e restaurante tem “por boire”, e é de bom tom sempre pagar, pois os prestadores de serviço pagam imposto sobre esse valor mesmo que o cliente não pague.

CARTÃO DE CRÉDITO
Para ter um cartão de credito, como você é imigrante e não tem um histórico financeiro no Canadá, você deverá fazer um depósito congelado por um ano na conta da operadora do cartão, as mesmas que temos ai no Brasil , do valor que você deseja ter de crédito, mil ,dois mil, três mil... Com a gente aconteceu assim, outras pessoas podem ter tido outras experiências.


Como no Brasil cada tipo de cartão oferece produtos e benefícios, assim como tentam te enfiar seguros e etc. Para escolher o tipo de cartão existem várias opções. Opção milhagem, gasolina, 1 ponto por dólar comprado , dois pontos por dólar, quer dizer: A VOTRE CHOIS. Na prática, na hora do consumo, o modus operendis é o mesmo do mesmo do Brasil, mas o tal “pour boire” você adiciona na hora de assinar, com o próprio punho e não eletronicamente como no interac. Atenção!
Aqui como a economia é muito estável a opção de pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito é real. Você realmente paga parte da fatura e não somente o juro mensal. O juro anual do cartão de credito aqui é de 19.5 %, e o deposito glacé que você fez para garantir o crédito rende 2% ao ano. Mas por aqui todos os tipos de investimentos têm mais ou menos essa mesma cifra de rendimento anual, 2%.

ALGUEL DO APARTAMENTO.
Como tudo por aqui, para alugar um apartamento você vai precisar marcar um “rendez-vous”, que traduzindo significa REUNIÃO. Para ver o apartamento, um rendez-vous, para levar sua proposta de crédito, outro, para abrir uma conta bancária mais um e por aí vai. (Acho que isso faz parte da politesse, ai no Brasil acho que chamamos de burocracia,rs.)

Para alugar nosso apartamento tivemos que marcar vários rendez-vous e olhar muito bagaço de “logement”. O preço dos apartamentos de 3 e meio aqui em Montréal varia entre 520 à 900 dolares canadenses. ( No fim da história esse lance de dois e meio, três e meio ou qualquer outra coisa e meio, tem a ver mas não só, com o numero de quartos, sala, cozinha e banheiros, mas sim com o numeros de pessoas que habitariam confortavelmente no apartamento.)
Atenção de novo! Na proposta de aluguel do apartamento devem constar suas contas bancárias ativas, até alguma do Brasil que você tenha mantido aberta, e o contato do seu gerente para dar explicações ao pessoal da imobiliária a respeito da sua situação financeira. (Um detalhe: aqui o gerente de banco tem tanta moral, que ele pode até reconhecer firma dos clientes ou atestar a veracidade de documentos fotocopiados.)

Depois de entregar a proposta, que aqui se chama “application”, você aguarda um novo rendez-vous ,esse por telefone, para te dizerem se seu cadastro foi aprovado e se você deverá fazer um deposito de 1 ou 2 meses de aluguel, adiantado,geralmente os dois últimos. Depois dessa ligação irão marcar um novo rendez-vous para você assinar o Bail ( Em inglês se diz beil, mas em québecois se diz baí), que é o contrato de locação daqui. Invariavelmente ele é assinado para a data de 01 de junho do ano corrente, até um ano após. Depois, você ainda vai ter um outro rendez-vous para pegar o mesmo assinado pelo proprietário.
Agora pasmem ... todos esses rendez-vous que falamos são efetuados com o consiérge, que é tipo síndico e zelador do prédio. A única exceção é o rdv do telefone, esse é com o administrador do imóvel. O pagamento dos meses do aluguel você faz diretamente como consiérge também.

Como isso aqui já ta ficando muito extenso vou contar logo que assinamos o nosso Bail na sexta passada, e nessa sexta o consiérge Guillaume me ligou dizendo que era para buscarmos os papéis no sábado.

Detalhe, não tivemos que pagar os depósitos dos meses de aluguel e estaremos no nosso apartamento no dia 1 de junho de 2008.


AH! ESTAVA ESQUECENDO DE DIZER... NOSSO AP FICA NA RUA SAINT-CATHERINE, VILLAGE GAY, EM CIMA DA SAUNA OASIS. NO PRÉDIO TEM TERRAÇO E PISCINA, SE VOCES QUISEREM VER A LOCALIZAÇÃO É SÓ ENTRAR NO: http://maps.google.ca/ .
Daí é só entrar com o código postal H2L4R9 no espaço e apertar o botão de rechercher ou busca . Acompanhe a setinha verde... ela vai ficar bem ao lado do nosso prédio, é o da esquina que tem uma piscina no terraço... risos.. podem ficar com inveja, é um dos endereços mais tcham de Montréal.

Grande abraço e até mais.Daqui uns dias faremos um post sobre o sistema de transporte o transito em Montréal. Beijos, beijos.

Ps.: O Gilberto já arranjou emprego... está trabalhando como aide-cuisinier (ajudante de cozinha) em um restaurante chic no Centre-Ville, desde à última quinta (dia 15 de maio), mas contamos isso depois.

sábado, 10 de maio de 2008

TAPETE VERMELHO QUE NADA... É ROSA MESMO!!!!

KKKKKKKKK... lógico que não dá para começar este post de outra maneira, senão com uma boa risada ao estilo Gilberto Evangelista, bem alta e espalhafatosa, afinal: tem coisa mais brega do que esse título que eu inventei??? Afff... “abafa o caso”, como diria meu amigo Wly direto da Califórnia, com quem acabei de conversar pelo skype. Ele elogiou tanto o blog, que até espantou o cansaço que me dominava e me deu ânimo para escrever o tão prometido post sobre a nossa estréia na vida gay de Montréal. Por isso o tal título acima.

Antes, vamos a um pequeno comercial da Rede Globo... o cansaço é porque eu e Renato começamos a fazer por aqui o curso de francês em uma das escolas oficiais do Governo. Não a tão famosa Francisação, mas é praticamente a mesma coisa. É um curso em tempo integral, só que vamos deixar isso para o próximo capítulo, pois temos muita coisa para falar sobre esse assunto, e que vai ajudar muita gente que ainda está no Brasil batendo cabeça com o processo de imigração.

Voltando ao assunto... Havia tempo que estávamos querendo escrever um post 100% GAY, risos... e agora chegou a hora, mas não esperem nada demais, afinal, já somos dois jovens senhores de 35 anos e já não temos mais pique para baladas até o dia amanhecer. Na realidade, Montréal nesse ponto de vista é uma cidade muito democrática, tem opções gays para todos os gostos, idades e desejos, sejam eles sexuais ou não. Não sei nem dizer quantos estabelecimentos são voltado para o publico homossexual, mas até uma Câmara do Comércio Gay tem por aqui, só para terem uma idéia do nível do negócio.

Então, no último domingo de abril, dia 27 (aquele mesmo dia em que eu, Renato e Fernando fomos assistir ao Tam-Tams no Mont-Royal e comemos no quartier chinois), decidimos terminar o dia no SKY, tomando uma cerveja. Na verdade, dividimos uma piché de bière, que melhor explicando, é uma grande jarra de cerveja, parecida com essa da foto abaixo.

Ela custa em torno de uns $ 14 ou $ 15 (dólares canadenses), além do que você deve somar ainda uns 30% a mais, que são os 12,5% das taxas governamentais e os 15% do pourboire do garçon – que no Brasil chamamos de 10% ou gorjeta. Meio caro NE? Mas vale a pena.

O legal desse bar é que ele é dividido em ambientes. As bichas latinas (México, Bolívia, Peru, Argentina e Brasileiras) adoram freqüentar o lugar e preferem ficar pela pista de dança, onde acontecem os shows. Agora, o grande lance mesmo é subir para o terraço do prédio, onde fica lotado de gente, desde o início da primavera, até final do outono, enquanto o frio não está castigando. Dizem por aqui que no verão o bixo pega por lá... na verdade, acho que quem pega mesmo são as bichas, ou como diria meu amigo Netto de Brasília, “AS GAY!”.

Lógico, como já deu para sacar, o nome do pub é SKY por conta disso, o lugar onde um monte de bixa se acotovela para fazer carão, falar mal uma das outras enquanto enche a cara. Isso tudo na laje de um prédio. Tudo bem que é num dos endereços mais in da cidade, a rue Saint Catherine, e com uma vista superbacana. Por isso não esqueçam “meninas”, passando por Montréal, não deixem de conferir esse agito de perto, anota aí o site do lugar aí: http://www.complexesky.com/.

O segundo babado que fomos aqui, foi na quinta-feira, dia primeiro, no aniversário de 6 anos do Cabaret Mado. Deixa eu disponibilizar o site logo por aqui, para não ter disse-me-disse depois: http://www.mado.qc.ca/.

Gente, não vou escrever muita coisa não, pois esperei o dia primeiro de maio chegar para fazer meu début no Mado, pois o cartaz do evento era muito sugestivo: MEGA SHOW DE DRAG QUEENs.... GENTE!!!! Uma coisa que promete um MEGA SHOW DE DRAG QUEENS só podia ser um bafão e não deu em outra. Vou parar de falar para vocês curtirem as fotos abaixo, afinal, uma imagem vale por mil palavras. Até eu caí na farra quando o cabaret virou uma boate, mas teve gente muito mais animada, que até perdeu as calças, ou fez por onde para ser o foco das câmeras fotográficas que estavam pelo lugar... risos...

Beijos, até o próximo post.

Gilberto e Renato

sábado, 3 de maio de 2008

Coisitchas importantes

Olá Pessoal! Este post é para complementar o último, pois ficamos devendo o nome correto e o endereço completo do restaurante chinês divino, que comemos no domingo passado. Segundo nossa amiga Délia de Nova York, é onde se come a LEGÍTIMA cozinha feita na China, aqui em Montréal.

Detalhe, dessa vez foi bem mais rápido que a história de esperar o carregador de pilhas para colocar as imagens aqui no blog. Não foi não? risos... Alors, voilá:

JARDIN DE JADE – POON KAI RESTAURANT
67, Rue de La Gauchetière Oest, Montréal/QC, Code Postal H2Z 1C2
Tel . : (1) 514 866 3127

Sorry Gente, mas não tem página na internet, mas na foto abaixo vocês podem ver o preço cobrado nos diferentes horários do dia pelo empreendimento e, dessa forma, podem ir se programando para ter a melhor relação custo benefício. Agora vejam lá se não fazer como muita gente por lá que não tem bom senso, nem tampouco pensa que comida é um recurso finito, e que nem todos têm acesso: evite o desperdício! Colocou no prato, COMA TUDO!


Ah! E se você jogar o código postal ou endereço no Google Maps (http://maps.google.com/) antes de sair de casa, chegar lá vai ficar mais fácil do que mastigar gelatina.

Bem, queremos aproveitar para informar outras coisas importantes também.

A primeira delas é que colocamos um aviso de alerta antes do acesso direto ao blog. Fizemos isso para deixar claro que ele pode trazer algumas imagens ou informações com conteúdo adulto. CALMA, NÃO SE TRATA DE PORNOGRAFIA, o blog não vai mudar seu perfil, mas como a internet é um ambiente de livre acesso e como os gays vivem a sexualidade de forma mais livre, achamos mais coerente adotar essa prática, pois assim ninguém pode dizer que a cigana lhe enganou. E mesmo porque, não vamos nos furtar de mostrar a vida como ela é. Obrigado pela compreensão.

A outra informação é que já estamos com telefones celulares habilitados por aqui. Assim, todos nossos amigos e familiares podem entrar em contato conosco a hora que quiser. Estaremos encaminhando por email o número para todos.

Novos amigos também poderão entrar em contato conosco e o telefone estará à disposição da mesma maneira, mas antes disso, utilizem o email que criamos para o blog, que é o nos2emquebec@gmail.com. A propósito, todo mundo pode mandar perguntas, sugestões ou comentários de agora em diante e assim ficamos sabendo quais são suas curiosidades sobre Montréal, Québec, Processo de Imigração, Adaptação, etcs. Dessa forma facilitamos a vida daqueles que não têm contas com o Google, a única forma para quem quer postar comentários neste espaço, que é feito especialmente para vocês.

Obrigado a todos pela compreensão. Um delicioso abraço... em nosso próximo post pretendemos colocar como foi a nossa estréia nos agitos gays de Montréal, que aconteceu nesta semana. Não percam!

Gilberto e Renato